Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dívidas do Simples Nacional: MEIs e MPEs ganham mais tempo para regularização

O prazo para regularização das dívidas no Simples Nacional foi prorrogado, proporcionando mais tempo para que Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) quitem suas pendências com a Receita Federal. O novo prazo é até 31 de janeiro de 2025, estendendo o anterior, que se encerraria em 31 de dezembro deste ano.

Impactos da inadimplência

Empresas que não regularizarem suas dívidas até o prazo final poderão ser excluídas do Simples Nacional a partir de 1º de fevereiro de 2025. Para os MEIs, isso também significa o desenquadramento do SIMEI, o que pode trazer sérias consequências, como:

  • Perda de benefícios fiscais;
  • Dificuldades para emitir notas fiscais e manter contratos;
  • Cancelamento de alvarás de funcionamento.

Notificações e valores pendentes

Em outubro, mais de 1,8 milhão de empresas foram notificadas pela Receita Federal para quitar suas dívidas. Entre elas, 1.121.419 são MEIs e 754.915 são micro ou pequenas empresas, com um total de débitos que alcança R$ 26,7 bilhões. As notificações foram enviadas por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN).

Como regularizar as dívidas

Os empreendedores devem pagar as dívidas listadas no Relatório de Pendências, que acompanha o termo de exclusão. O acesso aos documentos pode ser feito pelo portal do Simples Nacional, pelo DTE-SN, ou pelo e-CAC. Outra alternativa é utilizar o portal Regularize, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

  • Prazo de pagamento: após acessar o termo, o prazo para pagamento à vista ou parcelado é de até 30 dias. Caso a notificação não seja visualizada em até 45 dias, o prazo começará a contar automaticamente.
  • Contestação: quem discordar do termo pode contestar por meio do Delegado de Julgamento da Receita Federal, via protocolo online.

Vantagens da renegociação

O programa de regularização oferece condições atrativas, como:

  • Descontos: redução de até 100% em juros, multas e encargos, dependendo do perfil da dívida;
  • Parcelamento: pagamento em até 133 vezes, facilitando o planejamento financeiro;
  • Parcela inicial reduzida: permitindo uma adesão mais acessível ao programa.

A primeira parcela do parcelamento deve ser paga até 31 de janeiro de 2025.

Benefícios de manter os impostos em dia

Estar em dia com os impostos garante aos MEIs e MPEs vantagens importantes, como:

  • Acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e salário-maternidade;
  • Participação em licitações públicas;
  • Facilidade para obter linhas de crédito.

Conclusão

A regularização das dívidas é fundamental para evitar complicações e aproveitar os benefícios do Simples Nacional. Com um processo 100% digital, os empreendedores podem resolver suas pendências de forma prática e eficiente.

A Servemei pode ajudar! Conte com a Servemei para simplificar a gestão do seu negócio e manter tudo em ordem. Estamos prontos para apoiar você nessa jornada!

Veja mais

Contabilidade Online com suporte humano e app para impostos e finanças.

 
Informações

Copyright © 2024 ServeMEI. Todos os direitos reservados.

 

Atendemos todo brasil

Acre (AC) – Alagoas (AL) – Amapá (AP) – Amazonas (AM) – Bahia (BA) – Ceará (CE) – Distrito Federal (DF) – Espírito Santo (ES) – Goiás (GO) –  Maranhão (MA) – Mato Grosso (MT) – Mato Grosso do Sul (MS) – Minas Gerais (MG) – Pará (PA) – Paraíba (PB) – Paraná (PR) – Pernambuco (PE) – Piauí (PI) – Rio de Janeiro (RJ) – Rio Grande do Norte (RN) – Rio Grande do Sul (RS) – Rondônia (RO) – Roraima (RR) – Santa Catarina (SC) São Paulo (SP) – Sergipe (SE) – Tocantins (TO)

 

O objetivo do SERVEMEI é ajudar você empreendedor a crescer com sua empresa, sem se preocupar com a burocracia. Por isso, criamos soluções tecnológicas onde você pode contar com serviço de Contabilidade Online, através de um atendimento humanizado e um aplicativo completo. Nele, você pode consultar suas guias de impostos, gerenciar os lançamentos financeiros da sua empresa e conversar com um contador via chat. O registro MEI pode ser feito sem o acompanhamento dos profissionais do SERVEMEI. Pode ser feito em órgãos públicos do Governo gratuitamente, da qual o nosso site servemei.com.br não faz parte, por ser um serviço privado e opcional.

SERVEMEI TECNOLOGIA E ASSESSORIA LTDA – CNPJ 52.486.940/0001-36

Logomarca Servemei

A Servemei é verificada pelo Reclame Aqui!

Estamos felizes em contar que a ServeMEI é verificada pelo Reclame Aqui e, desde então, não tivemos nenhuma reclamação! Isso mostra nosso compromisso em atender você com qualidade, entregando o que prometemos de forma prática e profissional.

 
Sem reclamações no Reclame Aqui

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Você não está sozinho nessa jornada como MEI. Conte com uma plataforma parceira para te ajudar a organizar seu CNPJ, evitar problemas com o fisco e fazer seu negócio crescer com segurança.

Contador MEI
Atendimento premiado
Suporte com
profissionais
Segurança nas informações
logo Servemei

Preencha os dados e entraremos em contato!

Prefere contato por:
Logo MEI

Preencha os dados e entraremos em contato!

Prefere contato por:

Que tal falar com um de nossos especialistas?

Contador MEI
Atendimento premiado
Suporte com
profissionais
Segurança nas informações